SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
O auxílio acidente é o único benefício previdenciário com natureza exclusivamente indenizatória, não se destinando a substituir a remuneração do segurado, e sim servir de acréscimo aos seus rendimentos, em decorrência de um infortúnio que reduziu a sua capacidade laborativa”
(AMADO, Frederico, in Curso de direito e processo previdenciário, 12. ed. rev., ampl. e atual. – Salvador: Ed. JusPodivm, 2020, p. 812).
Sobre essa temática analise as afirmações:
I- Em regra, o trabalhador autônomo, atualmente classificado como contribuinte individual, está no rol de beneficiários do auxílio acidente porque não precisam assumir os riscos de sua atividade e, como recolhem a contribuição para custear o acidente de trabalho fazem jus ao auxílio-acidente.
II- Em regra, não é permitida a acumulação de auxílio acidente com auxílio doença. Só pode acumular quando se trata de reabertura de auxílio doença decorrente do mesmo acidente que deu origem ao auxílio-acidente. Neste caso, reabre-se o auxílio-doença e mantém o auxílio-acidente enquanto durar o auxílio-doença.
III- O auxílio acidente será devido a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), independentemente de qualquer remuneração ou rendimento auferido pelo segurado.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Com 700 mil casos por ano, o Brasil é o quarto país com mais acidentes laborais no mundo, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), razão pela qual é crucial investir no gerenciamento de riscos ocupacionais para prevenir tais ocorrências. De fato, o panorama é preocupante. Para exemplificar, um trabalhador vem a óbito a cada 3 horas e 40 minutos em decorrência desse tipo de acidente, segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho.
Diante desse cenário crítico, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) editou a Portaria 6730/20, atualizando assim as disposições da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) ao ampliar o escopo do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Tais diretrizes passam a vigorar em 12 de março de 2021, o que requer a devida adequação das instituições públicas e privadas, mediante a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
https://blog.rcgherco.com/gerenciamento-de-riscos-ocupacionais-o-que-muda/
Com base nesta temática, analise as proposições a seguir:
PROPOSIÇÃO I
Além de lesões corporais, os acidentes de trabalho apresentam uma série de desafios para as organizações. Podem levar a uma perda de produtividade; podem impactar outros funcionários e fazer com que se sintam inseguros em seu local de trabalho e, por fim, a negligência de uma organização que resulte em um acidente ou lesão corporal pode ter sérias implicações financeiras e jurídicas.
PROPOSIÇÃO II
O gerenciamento de riscos ocupacionais refere-se a um amplo rol de iniciativas estratégicas para garantir a segurança e saúde ocupacional, a começar pelo diagnóstico de cada operação. Já as etapas seguintes consistem na elaboração e na implementação do referido PGR, por meio de um plano de ações que inclui tanto os aspectos tangíveis quanto os intangíveis, a exemplo das questões inerentes à governança corporativa e à auditoria de compliance.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a proposição II está correta.
Apenas a proposição I está correta.
As proposições I e II estão corretas e a II se trata de uma solução para a primeira.
As proposições I e II estão incorretas e a II não se trata de uma solução para a primeira.
As proposições I e II estão corretas e a II não se trata de uma solução para a primeira.
O ENADE 2018 trouxe como enunciado da questão discursiva 1 da parte específica:
A sociedade, cada vez mais preocupada com a qualidade de vida do trabalhador, tem ampliado as discussões que dão visibilidade às ações de reconhecimento e prevenção de agravos nas situações laborais, por meio da gestão integrada de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
RODRÍGUEZ, R. CIPA atuante na empresa. Curi ba: Universidade Federal do Paraná, 2010 (adaptado).
São atribuições da CIPA.
I- identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
II- elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
III- participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
IV- realizar, quando solicitada pelo empregador, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
Está correto o disposto em:
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a visão, audição e sistemas sensoriais, CARDOSO (2011) afirma que a visão é o órgão dos sentidos mais importante para nossas atividades laborais e de vida diária e é extremamente solicitada na maioria das atividades. A luz passa através da pupila, e tem o foco ajustado pelos músculos ciliares, e chega até a retina onde as células fotossensíveis transformam estímulos luminosos em impulsos nervosos. Estes estímulos são enviados para o cérebro pelo nervo óptico, produzindo a sensação visual sendo que qualquer alteração em uma destas fases pode prejudicar a acuidade visual do trabalhador. Dentre estas alterações pode-se encontrar:
Considerando essas informações, avalie as opções a seguir e assinale o que for correto.
I. Má luminosidade;
II. Presença de ofuscamentos;
III. Distância insatisfatória entre olho e objeto;
IV. Presença de raios solares
V. Patologias oculares sem correção ótica.
A partir dessas opções, é correto o que se afirma em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II, III e V.
I, II, III, IV e V.
Segundo nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (2001), a postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo. Assim, os postos de trabalho ou da tarefa devem favorecer a mudança postural, evitando sobrecarga de um mesmo grupo muscular.
(Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A postura em pé é mais vantajosa do que a sentada porque sobrecarrega menos a coluna vertebral, especialmente o segmento lombar.
PORQUE
II. A postura sentada possui a vantagem de poupar o corpo de se equilibrar constantemente, deixando o trabalhador mais relaxado e apoiado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O trabalho do profissional ergonomista surgiu a partir da necessidade de adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador surgiu no final do séc. XIX, nos Estados Unidos, com o movimento da administração científica denominado Taylorismo. O mundo vivia, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII, com trabalhadores expostos a ambientes sujos, escuros, barulhentos e perigosos durante aproximadamente 16 horas diárias, em regime de semiescravidão. (Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Onde tiver um trabalhador e um ambiente de trabalho, o ergonomista pode colaborar para que este trabalho ou esta tarefa possam ser realizados de forma eficaz e da forma mais confortável.
PORQUE
II) No setor da indústria, o trabalho do ergonomista pode influenciar diretamente na eficiência, confiabilidade, qualidade e segurança através da melhoria das condições de trabalho, da organização do trabalho e do sistema homem-máquina-ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
Com 700 mil casos por ano, o Brasil é o quarto país com mais acidentes laborais no mundo, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), razão pela qual é crucial investir no gerenciamento de riscos ocupacionais para prevenir tais ocorrências. De fato, o panorama é preocupante. Para exemplificar, um trabalhador vem a óbito a cada 3 horas e 40 minutos em decorrência desse tipo de acidente, segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho.
Diante desse cenário crítico, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) editou a Portaria 6730/20, atualizando assim as disposições da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) ao ampliar o escopo do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Tais diretrizes passam a vigorar em 12 de março de 2021, o que requer a devida adequação das instituições públicas e privadas, mediante a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
https://blog.rcgherco.com/gerenciamento-de-riscos-ocupacionais-o-que-muda/
Com base nesta temática, analise as proposições a seguir:
PROPOSIÇÃO I
Além de lesões corporais, os acidentes de trabalho apresentam uma série de desafios para as organizações. Podem levar a uma perda de produtividade; podem impactar outros funcionários e fazer com que se sintam inseguros em seu local de trabalho e, por fim, a negligência de uma organização que resulte em um acidente ou lesão corporal pode ter sérias implicações financeiras e jurídicas.
PROPOSIÇÃO II
O gerenciamento de riscos ocupacionais refere-se a um amplo rol de iniciativas estratégicas para garantir a segurança e saúde ocupacional, a começar pelo diagnóstico de cada operação. Já as etapas seguintes consistem na elaboração e na implementação do referido PGR, por meio de um plano de ações que inclui tanto os aspectos tangíveis quanto os intangíveis, a exemplo das questões inerentes à governança corporativa e à auditoria de compliance.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a proposição II está correta.
Apenas a proposição I está correta.
As proposições I e II estão corretas e a II se trata de uma solução para a primeira.
As proposições I e II estão incorretas e a II não se trata de uma solução para a primeira.
As proposições I e II estão corretas e a II não se trata de uma solução para a primeira.
O ENADE 2018 trouxe como enunciado da questão discursiva 1 da parte específica:
A sociedade, cada vez mais preocupada com a qualidade de vida do trabalhador, tem ampliado as discussões que dão visibilidade às ações de reconhecimento e prevenção de agravos nas situações laborais, por meio da gestão integrada de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
RODRÍGUEZ, R. CIPA atuante na empresa. Curi ba: Universidade Federal do Paraná, 2010 (adaptado).
São atribuições da CIPA.
I- identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
II- elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
III- participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
IV- realizar, quando solicitada pelo empregador, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
Está correto o disposto em:
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a visão, audição e sistemas sensoriais, CARDOSO (2011) afirma que a visão é o órgão dos sentidos mais importante para nossas atividades laborais e de vida diária e é extremamente solicitada na maioria das atividades. A luz passa através da pupila, e tem o foco ajustado pelos músculos ciliares, e chega até a retina onde as células fotossensíveis transformam estímulos luminosos em impulsos nervosos. Estes estímulos são enviados para o cérebro pelo nervo óptico, produzindo a sensação visual sendo que qualquer alteração em uma destas fases pode prejudicar a acuidade visual do trabalhador. Dentre estas alterações pode-se encontrar:
Considerando essas informações, avalie as opções a seguir e assinale o que for correto.
I. Má luminosidade;
II. Presença de ofuscamentos;
III. Distância insatisfatória entre olho e objeto;
IV. Presença de raios solares
V. Patologias oculares sem correção ótica.
A partir dessas opções, é correto o que se afirma em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II, III e V.
I, II, III, IV e V.
Segundo nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (2001), a postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo. Assim, os postos de trabalho ou da tarefa devem favorecer a mudança postural, evitando sobrecarga de um mesmo grupo muscular.
(Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A postura em pé é mais vantajosa do que a sentada porque sobrecarrega menos a coluna vertebral, especialmente o segmento lombar.
PORQUE
II. A postura sentada possui a vantagem de poupar o corpo de se equilibrar constantemente, deixando o trabalhador mais relaxado e apoiado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O trabalho do profissional ergonomista surgiu a partir da necessidade de adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador surgiu no final do séc. XIX, nos Estados Unidos, com o movimento da administração científica denominado Taylorismo. O mundo vivia, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII, com trabalhadores expostos a ambientes sujos, escuros, barulhentos e perigosos durante aproximadamente 16 horas diárias, em regime de semiescravidão. (Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Onde tiver um trabalhador e um ambiente de trabalho, o ergonomista pode colaborar para que este trabalho ou esta tarefa possam ser realizados de forma eficaz e da forma mais confortável.
PORQUE
II) No setor da indústria, o trabalho do ergonomista pode influenciar diretamente na eficiência, confiabilidade, qualidade e segurança através da melhoria das condições de trabalho, da organização do trabalho e do sistema homem-máquina-ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
Apenas a proposição II está correta.
Apenas a proposição I está correta.
As proposições I e II estão corretas e a II se trata de uma solução para a primeira.
As proposições I e II estão incorretas e a II não se trata de uma solução para a primeira.
As proposições I e II estão corretas e a II não se trata de uma solução para a primeira.
O ENADE 2018 trouxe como enunciado da questão discursiva 1 da parte específica:
A sociedade, cada vez mais preocupada com a qualidade de vida do trabalhador, tem ampliado as discussões que dão visibilidade às ações de reconhecimento e prevenção de agravos nas situações laborais, por meio da gestão integrada de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
RODRÍGUEZ, R. CIPA atuante na empresa. Curi ba: Universidade Federal do Paraná, 2010 (adaptado).
São atribuições da CIPA.
I- identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;
II- elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
III- participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
IV- realizar, quando solicitada pelo empregador, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
Está correto o disposto em:
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a visão, audição e sistemas sensoriais, CARDOSO (2011) afirma que a visão é o órgão dos sentidos mais importante para nossas atividades laborais e de vida diária e é extremamente solicitada na maioria das atividades. A luz passa através da pupila, e tem o foco ajustado pelos músculos ciliares, e chega até a retina onde as células fotossensíveis transformam estímulos luminosos em impulsos nervosos. Estes estímulos são enviados para o cérebro pelo nervo óptico, produzindo a sensação visual sendo que qualquer alteração em uma destas fases pode prejudicar a acuidade visual do trabalhador. Dentre estas alterações pode-se encontrar:
Considerando essas informações, avalie as opções a seguir e assinale o que for correto.
I. Má luminosidade;
II. Presença de ofuscamentos;
III. Distância insatisfatória entre olho e objeto;
IV. Presença de raios solares
V. Patologias oculares sem correção ótica.
A partir dessas opções, é correto o que se afirma em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II, III e V.
I, II, III, IV e V.
Segundo nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (2001), a postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo. Assim, os postos de trabalho ou da tarefa devem favorecer a mudança postural, evitando sobrecarga de um mesmo grupo muscular.
(Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A postura em pé é mais vantajosa do que a sentada porque sobrecarrega menos a coluna vertebral, especialmente o segmento lombar.
PORQUE
II. A postura sentada possui a vantagem de poupar o corpo de se equilibrar constantemente, deixando o trabalhador mais relaxado e apoiado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O trabalho do profissional ergonomista surgiu a partir da necessidade de adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador surgiu no final do séc. XIX, nos Estados Unidos, com o movimento da administração científica denominado Taylorismo. O mundo vivia, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII, com trabalhadores expostos a ambientes sujos, escuros, barulhentos e perigosos durante aproximadamente 16 horas diárias, em regime de semiescravidão. (Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Onde tiver um trabalhador e um ambiente de trabalho, o ergonomista pode colaborar para que este trabalho ou esta tarefa possam ser realizados de forma eficaz e da forma mais confortável.
PORQUE
II) No setor da indústria, o trabalho do ergonomista pode influenciar diretamente na eficiência, confiabilidade, qualidade e segurança através da melhoria das condições de trabalho, da organização do trabalho e do sistema homem-máquina-ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a visão, audição e sistemas sensoriais, CARDOSO (2011) afirma que a visão é o órgão dos sentidos mais importante para nossas atividades laborais e de vida diária e é extremamente solicitada na maioria das atividades. A luz passa através da pupila, e tem o foco ajustado pelos músculos ciliares, e chega até a retina onde as células fotossensíveis transformam estímulos luminosos em impulsos nervosos. Estes estímulos são enviados para o cérebro pelo nervo óptico, produzindo a sensação visual sendo que qualquer alteração em uma destas fases pode prejudicar a acuidade visual do trabalhador. Dentre estas alterações pode-se encontrar:
Considerando essas informações, avalie as opções a seguir e assinale o que for correto.
I. Má luminosidade;
II. Presença de ofuscamentos;
III. Distância insatisfatória entre olho e objeto;
IV. Presença de raios solares
V. Patologias oculares sem correção ótica.
A partir dessas opções, é correto o que se afirma em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II, III e V.
I, II, III, IV e V.
Segundo nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (2001), a postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo. Assim, os postos de trabalho ou da tarefa devem favorecer a mudança postural, evitando sobrecarga de um mesmo grupo muscular.
(Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A postura em pé é mais vantajosa do que a sentada porque sobrecarrega menos a coluna vertebral, especialmente o segmento lombar.
PORQUE
II. A postura sentada possui a vantagem de poupar o corpo de se equilibrar constantemente, deixando o trabalhador mais relaxado e apoiado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O trabalho do profissional ergonomista surgiu a partir da necessidade de adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador surgiu no final do séc. XIX, nos Estados Unidos, com o movimento da administração científica denominado Taylorismo. O mundo vivia, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII, com trabalhadores expostos a ambientes sujos, escuros, barulhentos e perigosos durante aproximadamente 16 horas diárias, em regime de semiescravidão. (Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Onde tiver um trabalhador e um ambiente de trabalho, o ergonomista pode colaborar para que este trabalho ou esta tarefa possam ser realizados de forma eficaz e da forma mais confortável.
PORQUE
II) No setor da indústria, o trabalho do ergonomista pode influenciar diretamente na eficiência, confiabilidade, qualidade e segurança através da melhoria das condições de trabalho, da organização do trabalho e do sistema homem-máquina-ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
II, III e IV.
I e II.
III e IV.
I, II, III e V.
I, II, III, IV e V.
Segundo nota técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (2001), a postura mais adequada ao trabalhador é aquela que ele escolhe livremente e que pode ser variada ao longo do tempo. Assim, os postos de trabalho ou da tarefa devem favorecer a mudança postural, evitando sobrecarga de um mesmo grupo muscular.
(Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A postura em pé é mais vantajosa do que a sentada porque sobrecarrega menos a coluna vertebral, especialmente o segmento lombar.
PORQUE
II. A postura sentada possui a vantagem de poupar o corpo de se equilibrar constantemente, deixando o trabalhador mais relaxado e apoiado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O trabalho do profissional ergonomista surgiu a partir da necessidade de adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador surgiu no final do séc. XIX, nos Estados Unidos, com o movimento da administração científica denominado Taylorismo. O mundo vivia, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII, com trabalhadores expostos a ambientes sujos, escuros, barulhentos e perigosos durante aproximadamente 16 horas diárias, em regime de semiescravidão. (Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Onde tiver um trabalhador e um ambiente de trabalho, o ergonomista pode colaborar para que este trabalho ou esta tarefa possam ser realizados de forma eficaz e da forma mais confortável.
PORQUE
II) No setor da indústria, o trabalho do ergonomista pode influenciar diretamente na eficiência, confiabilidade, qualidade e segurança através da melhoria das condições de trabalho, da organização do trabalho e do sistema homem-máquina-ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O trabalho do profissional ergonomista surgiu a partir da necessidade de adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador surgiu no final do séc. XIX, nos Estados Unidos, com o movimento da administração científica denominado Taylorismo. O mundo vivia, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII, com trabalhadores expostos a ambientes sujos, escuros, barulhentos e perigosos durante aproximadamente 16 horas diárias, em regime de semiescravidão. (Adaptado de CARDOSO ... [et al.]. 2011)
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I) Onde tiver um trabalhador e um ambiente de trabalho, o ergonomista pode colaborar para que este trabalho ou esta tarefa possam ser realizados de forma eficaz e da forma mais confortável.
PORQUE
II) No setor da indústria, o trabalho do ergonomista pode influenciar diretamente na eficiência, confiabilidade, qualidade e segurança através da melhoria das condições de trabalho, da organização do trabalho e do sistema homem-máquina-ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Uma organização têm legalmente o dever de zelar pela proteção de seus funcionários no local de trabalho. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo:
- Fornecimento de treinamento adequado de saúde e segurança.
- Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) - como capacetes, luvas, óculos de segurança, roupas de alta visibilidade e protetores de sapatos, etc.
- Treinar a equipe sobre como usar as máquinas e realizar as práticas de trabalho com segurança.
- Efetuando manutenção regular de máquinas e equipamentos.
- Conduzir avaliações de risco regulares.
- Exibir sinais de advertência de perigo apropriados, como sinalização de 'piso molhado' e limpeza de derramamentos.
Mesmo assim, ainda está suscetível a eventuais contratempos. Da lista abaixo indique as circunstâncias que podem ser consideradas acidente de trabalho.
I- Doença que não cause incapacidade para o trabalho.
II- Doença endêmica adquirida por trabalhador que resida em região onde ela se desenvolve quando ficar comprovado que a contaminação ocorreu pela exposição ou contato direto decorrente do trabalho.
III- Doença degenerativa como câncer, diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e hipertensão arterial.
IV- Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior, ocorridos no local e horário de trabalho.
V- Acidente ocorrido no trajeto habitual do empregado, sem desvios discrepantes, e tempo compatível com a distância percorrida.
VI- Doença inerente à idade do empregado.
VII- Doença adquirida ou desencadeada por conta das condições em que o empregado presta o serviço independente do cargo exercido.
Está correto o disposto em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
II-III-IV-V
II-IV-V-VII
II-IV-V-VI
I-III-IV-VI
II-III-V-VI-VII
A data de 28 de abril é marcada pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e as estatísticas mostram cenário alarmante: a cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço.
Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do governo federal, mostram que, em 2019, ano pré-pandemia, foram concedidos 44.632 auxílios doença por acidente de trabalho, envolvendo os membros superiores, como as mãos, que estão entre as partes do corpo mais sujeitas a acidentes. Em 2020, ano em que muitas atividades pararam temporariamente e o home office teve grande adesão, os números caíram mais da metade, mas ainda assim, são relevantes: 16.278 casos, o que equivale a 44 acidentes por dia.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/em-2020-acidentes-de-trabalho-registraram-mais-de-16-mil-casos/
Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:
I- Para a maioria dos empregadores, o custo relacionada aos acidentes de trabalho de um funcionário é coberto pelo seguro de acidentes de trabalho, que paga por cuidados médicos e substitui parte da renda que o funcionário ferido perdeu durante a impossibilidade de trabalhar.
II- Não há cobertura, para os custos ocultos dessa lesão para a organização, como eficiência reduzida, custo de substituições de treinamento e aumento das despesas com horas extras. Quando um funcionário não consegue trabalhar, a produtividade geral diminui.
III- Os funcionários devem ser treinados para reconhecer os perigos e relatá-los à pessoa adequada para que o perigo possa ser corrigido o mais rápido possível. Os requisitos de trabalho que envolvem segurança devem ter prioridade sobre qualquer outro.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Estatisticamente, a maior parte dos acidentes de trabalho, fatais e não fatais, ocorrem em micro e pequenas empresas. Isso não acontece somente porque elas são maioria absoluta em números do que as médias e grandes empresas. Infelizmente, na verdade esses acidentes são fruto de uma não preocupação dos gestores dessas empresas em implementar de um plano de SST eficiente, seja por considerar um investimento (que na verdade é obrigação) desnecessário ou por quaisquer outros motivos.
http://medtrabconsultoria.com.br/5-beneficios-da-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-empresas/
Sobre esta temática analise as consequências a seguir e suas respectivas justificativas.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.